ADOLESCÊNCIA, UMA FASE DE OPORTUNIDADES

March 10, 2011 by  

Pot: JULIANA COELHO FERREIRA SILVA
IDADE: 16 ANOS
ESTUDANTE DO 3º ANO ENSINO MÉDIO
MALHADA DE PEDRAS – Brasil

Gonzalo Bell El Salvador

É na adolescência onde ocorrem mudanças significativas para a formação doser humano. Esse período é marcado por muitas crises existenciais, mudanças físicas, namoro, oportunidades, angústias, entre outros. É também nesse período que ocorre a formação de idéias, onde mais adiante acontecerá a formação de uma identidade. Para que essa fase seja propícia e saudável é de extrema importância o apoio da família. Uma família bem estruturada é a base para uma boa formação do adolescente fazendo com que posteriormente ele possa ser um adulto bem estruturado.

A educação também é fundamental, pois os estudos proporcionam grandes oportunidades, e chance de um futuro melhor; por isso é essencial investir em educação. As possibilidades de estudo estão crescendo cada vez mais. Porém, são poucos os que sabem aproveitá-las. Se for analisado o tamanho da população malhadense são poucos os jovens que estão no Ensino Superior.

Atualmente, há várias instituições e projetos que buscam proteger, auxiliar, orientar e melhorar a vida de crianças e adolescentes. O Selo Unicef (Reconhecimento Internacional concedido a municípios do Semiárido e da Amazônia Legal que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes) é um desses projetos. Podemos citar o Conselho Tutelar, Conselho Municipal encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Se há tantos projetos e estão surgindo tantas oportunidades, como se explica a rebeldia, o uso de drogas, a irresponsabilidade, entre outros, dos adolescentes? Bem, pode-se explicar esse fato a necessidade que estes têm de chamar a atenção, à energia, ao inconformismo usados de forma erronia, e em alguns casos a má estrutura familiar e a falta de limites dos pais em determinadas situações ou simplesmente porque ainda não se deram conta de que, atitudes praticadas indevidamente no presente, podem trazer muitas conseqüências no futuro.

LACVOX

Subscribe to this newsletter

Comments