ADOLESCÊNCIA, UMA FASE DE OPORTUNIDADES

March 4, 2011 by  

Por: HÉRICA DE SOUZA ARAÚJO
IDADE: 13 ANOS
ESTUDANTE DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
MALHADA DE PEDRAS – Brasil

A adolescência é uma das etapas mais marcantes de nossas vidas. Além disso, é uma fase de muitas e de grandes oportunidades. Cabe a cada um saber aproveitar esses benefícios, recebendo o auxílio da família e das autoridades que ajudam os adolescentes a se decidirem. Atualmente, vem sendo discutido as vantagens que os adolescentes possuam em diferentes áreas como na saúde, na educação, na proteção, dentre outras. Cada um desses itens tem um objetivo e uma atuação distinta.

A saúde é uma questão em que se pode encontrar menos apoio direcionado ao atendimento dos adolescentes. Não se possui uma área específica para se tratar da saúde adolescente atualmente, principalmente aqui em Malhada de Pedras, que é uma cidade pequena, onde ainda se tem que avançar muito na questão da saúde, mas não somente aqui, e sim, em todo o Brasil. Há uma necessidade de se criar uma área destinada ao adolescente, trazendo um grande avanço e uma grande melhoria em todo país.

As áreas em que a adolescência mais encontra auxílio é na educação e na proteção. Hoje em dia, existem vários programas do governo que possibilitam oportunidades de estudo, como as olimpíadas brasileiras das disciplinas de português, matemática, etc. Além disso, ainda temos o ENEM, que é gratuito para os estudantes e os vestibulares realizados por várias faculdades públicas do Brasil, sem falar dos cursos profissionalizantes e das bolsas de estudo que alguns adolescentes ganham.

Relacionado à proteção, o principal responsável é o Conselho Tutelar que conta com pessoas que tem o dever de acompanhar a vida juvenil, garantindo que o adolescente cresça saudável, estável, com boa educação e segurança.

Ainda existem órgãos e institutos específicos para responsabilizar-se também pelo desenvolvimento dos adolescentes. Basta apenas por realmente em prática todos esses benefícios existentes.

Além de todas as responsabilidades já apresentadas, também são debatidas questões bastante polêmicas como o direito de maiores de 16 anos votarem, pois muitos acreditam que nesta idade ainda não se tem maturidade suficiente para fazer uma escolha tão importante. Outra questão polêmica é se um adolescente pode ou não ser preso com menos de 18 anos. Muitas pessoas se dividem ao expor a sua opinião, porém, é certo que independentemente da idade, é necessário saber que os adolescentes são diferentes e nem sempre estão prontos para enfrentar os desafios sozinhos.

Adolescentes possuem direitos e deveres. Direito de estudar, de crescer com saúde e segurança. Entretanto, também existem os deveres, pois todos devemos cumprir com nossas obrigações, como zelar pelo patrimônio público. O essencial é que cada um saiba aproveitar todas essas oportunidades que a vida nos oferece, e não acabar jogando fora a chance de ter uma carreira promissora, pois isso é fato: o futuro do Brasil e a melhoria do lugar em que vivemos depende destes adolescentes, e cabe a todos auxiliar na construção pessoal dos mesmos. Devemos lutar e não desperdiçar as chances de ser alguém de sucesso no mundo. Aproveitar a adolescência que é uma fase de oportunidades e que não tem volta.

LACVOX

Subscribe to this newsletter

Comments